Seletor de Idiomas

Top - Webmail / Login / Trac

Imagem - Telemedicina

slide interno 15

SIADE2 - Sistemas de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento de Doenças do Envelhecimento

 Projeto SIADE - Pesquisas em Sistemas de Apoio à Decisão e ao Diagnóstico de Doenças Associadas ao Envelhecimento.


RESUMO

O envelhecimento populacional é um processo global observado primeiramente nos países desenvolvidos e que, durante as últimas décadas, tem ocorrido também nos países em desenvolvimento. O aumento das doenças neurodegenerativas, como as demências, está relacionado com tal envelhecimento. A Doença de Alzheimer é considerada uma forma de demência mais séria. O avanço na proporção de número de casos de pacientes com Doença de Alzheimer é motivo de preocupação para os governos e instituições públicas, o que torna evidente a relevância de pesquisas que ajudem no diagnóstico desta doença em um estágio pré-clínico, onde as principais funções cognitivas do paciente ainda estão preservadas, melhorando a eficiência do tratamento e estendendo a qualidade de vida do paciente. O Projeto SIADE - Pesquisas em Sistemas de Apoio à Decisão e ao Diagnóstico de Doenças Associadas ao Envelhecimento (http://siade.midiacom.uff.br), apoiado pela FAPERJ de 2013 a maio de 2016, iniciou pesquisas em sistemas de apoio a decisão para demência, doença de Alzheimer e transtorno cognitivo leve. O presente projeto SIADE2 é uma proposta de continuação dessas pesquisas, visando refinar o sistema proposto e estendê-lo para outras doenças. Outro foco deste projeto é em pesquisas sobre autoria de sistemas mulsemídia, com o objetivo de aplicá-los a exercícios cognitivos a idosos, visando a prevenção e o tratamento de doenças neurodegenerativas.

Período: 2016 - Atual;
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.

OBJETIVOS

Os principais objetivos são o refinamento do sistema de apoio ao diagnóstico de doenças do envelhecimento, o desenvolvimento de um novo modelo conceitual mulsemídia que contemple múltiplos efeitos sensoriais, novos exercícios cognitivos para idosos, orientação de alunos de pós-graduação e graduação na UFF, CEFET/RJ e IPRJ/UERJ, e publicação de artigos em periódicos e conferências científicas.

EQUIPE

Integrantes: Debora Christina Muchaluat Saade - Coordenador

Flávio Luiz Seixas - Integrante / Aura Conci - Integrante / Lincoln F. SILVA - Integrante / DOS SANTOS, JOEL A. F. - Integrante / Anderson Amendoeira Namen - Integrante / Sílvia Mara da Costa Campos Victer - Integrante.

FINANCIADOR(ES)

faperj

Telemedicina

Social - Facebook - Twitter - G+