Seletor de Idiomas

Top - Webmail / Login / Trac

Imagem - Infraestrutura

slide interno 7

Infraestrutura

O Laboratório MídiaCom possui diversas estações de trabalho e laptops multimídia para desenvolvimento de projetos de pesquisa interligadas através de uma infraestrutura de rede Gigabit (1Gbps). O Laboratório oferece acesso sem fio WiFi, padrões 801.11a/b/g/n e dispõe de impressora laser e multifuncional. As estações de trabalho, em grande parte com menos de 1 ano de aquisição, estão equipadas com monitores LCD de 22 polegadas.

Para execução de tarefas de alta demanda computacional, o MídiaCom possui um cluster composto por 5 nós com processador Intel Core i7 860. No total, o cluster disponibiliza aos usuários 40 GB de memória RAM e 22.5 TB de armazenamento não-volátil.

O MídiaCom conta também com outros servidores de alto desempenho. Um Servidor Xeon E3-1200V2 (CPU de 4 núcleos), Modelo Beartooth Pass, com 32GB de memória, é usado como servidor de virtualização de sistemas de infraestrutura como de correio eletrônico e servidor web, autenticação, firewall, vpn entre outros incluindo um sistema de wiki e acompanhamento de projetos, o que torna o laboratório menos dependente de infraestrutura externa. Um Servidor Biprocessado Xeon E5-2600, Modelo Canoe Pass (8 núcleos de 2GHz), 64 GB de memória e 14TB de armazenamento, é utilizado como servidor de virtualização, para diversos projetos em andamento no Laboratório. Um NAS de 4TB de capacidade, com RAID 5, serve como servidor de arquivos para os usuários.

Dentre os equipamentos de medição, o Laboratório possui analisadores de espectro portáteis, kits para alinhamento de antenas, gerador de sinal de RF, medidores de potência, capturadores de quadros, e diversos modelos distintos de antenas, cabos e conectores. Além disso, dispõe de mais de cinquenta laptops educativos dentre modelos da OLPC (XO) e da Intel (Classmate).

O laboratório possui quatro equipamentos de Rádio Definido por Software (SDR – Software-Defined Radio), sendo dois do modelo ETTUS USRP N200, e outros dois do modelo ETTUS USRP B200. Para os modelos N200, o laboratório possui duas placas-filha SBX (para frequências entre 400 MHz a 4.4 GHz) e duas placas-filha CBX (para frequências entre 1200 MHz a 6 GHz), além de antenas GPS e antenas DualBand (824-960 MHz e 1710-1990 MHz) e TriBand (144 MHz, 400 MHz e 1200 MHz). Esses equipamentos permitem teste e validação de novas tecnologias de rádio de forma mais rápida e com custos menores.

O laboratório também possui sala de videoconferência própria, com equipamento da marca Tandberg e televisão LCD de 42 polegadas, permitindo a realização de conferências na qualidade full HD. A sala também possui projetor multimídia e tela de proteção. Um display wall OptiPortal constituído de 4 TVs de 47'' full HD que, juntamente com o middleware SAGE, permitem a exibição e compartilhamento de conteúdos em 4K.

O laboratório conta com um equipamento de transmissão de aplicações interativas aderente ao padrão brasileiro de TV digital, bem como uma TV LED 3D UltraHD (4K) de 55 polegadas e uma TV LED 3D full HD de 46 polegadas e diversos set-top boxes de diferentes fabricantes usados para testes de recepção destas aplicações. Para permitir a criação de conteúdo para tais aplicações o laboratório dispõe de câmeras de vídeo SONY em full HD e em 4K e dois iMacs equipados com programas de edição de som e imagem.

O MídiaCom dispõe de uma minibiblioteca com diversos livros técnicos nas áreas de computação e engenharia, incluindo arquitetura de computadores, sistemas operacionais, linguagens de programação, redes de computadores, redes sem fio, sistemas multimídia, dentre outras.

O Laboratório de Inclusão Digital (LID) também é mantido e administrado pelo MídiaCom e possui três estações de trabalho, infraestrutura de redes e telefonia, além de bancada para realização de trabalhos de eletrônica e testes diversos.

Social - Facebook - Twitter - G+