Seletor de Idiomas

Top - Webmail / Login / Trac

Imagem - Redes avançadas

slide interno 4

RAV

RESUMO

Esse projeto visa à pesquisa e à inovação em redes avançadas, abordando os principais desafios para as redes de nova geração. Os trabalhos de pesquisa propostos neste projeto estão agrupados em dois temas principais: redes verdes e Internet do Futuro. O primeiro tema está relacionado a redes energeticamente eficientes. Redes sem fio que utilizam técnicas de conservação de energia e técnicas de redução de emissão de CO2 são consideradas redes energeticamente eficientes, ou redes verdes. O segundo tema a ser investigado neste projeto está relacionado à Internet do Futuro. Existe, atualmente, um consenso que a Internet possui limitações que impedem o desenvolvimento de novas aplicações.

Período: 2013 - Atual;
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.

OBJETIVOS

Relacionados a redes verdes, os objetivos principais deste projeto são: (1) propor técnicas que proporcionem a economia de energia em redes sem fio, tais como novas métricas e protocolos de roteamento visando a aumentar o tempo de vida da rede; (2) propor técnicas de roteamento ciente de codificação de rede para redução da autointerferência e do número de pacotes transmitidos por dispositivos sem fio, com consequente economia de energia e aumento da vazão agregada; (3) propor mecanismos de escalonamento assíncronos em redes de sensores sem fio capazes de operar em esquemas assimétricos.

EQUIPE

Célio Vinicius Neves de Albuquerque - Coordenador / Luiz Claudio Schara Magalhães - Integrante / Natalia Castro Fernandes - Integrante / MORAES, IGOR MONTEIRO - Integrante / DEBORA MUCHALUAT-SAADE - Integrante / CARRANO, RICARDO - Integrante.

FINANCIADOR(ES)

faperj

Social - Facebook - Twitter - G+