Seletor de Idiomas

Top - Webmail / Login / Trac

Imagem - Redes sem fio

slide interno 6

GT-SciFi

RESUMO

A proliferação das redes sem fio no padrão IEEE 802.11 tende, ironicamente, a reduzir sua eficácia. Instaladas densamente, as redes WiFi disputam entre si e com uma gama de eletrodomésticos e padrões de comunicação, em um limitado espectro de freqüências. Mesmo uma única instituição irá, não raro, instalar vários pontos de acesso (APs) para atender as demandas de quantidade de clientes e de cobertura. Neste caso, a instituição terá que (1) adquirir uma solução proprietária e de alto custo em que os diversos APs são gerenciáveis via um ente central ou (2) gerenciar cada AP individualmente, o que costuma acarretar baixo desempenho e má utilização espectral. Este grupo de trabalho apresenta um serviço de gerenciamento para múltiplos APs através de uma plataforma aberta, livre e de baixo custo.

Período: 2010 - 2012;
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa.

OBJETIVOS

Desenvolvimento de um sistema de controle inteligente para pontos de acesso em redes sem fio padrão IEEE 802.11. Na primeira fase, o GT-SCIFI criou uma plataforma aberta, extensível e de baixo custo para controle de pontos de acesso sem fio (APs) que usam a distribuição Linux para sistemas embarcados chamada OpenWRT. A plataforma é formada pelos pontos de acesso em si e um controlador, baseado em Linux, que centraliza as funções de gerenciamento. Esta plataforma possui três funções básicas: escolha de canal, controle de potência e balanceamento de carga. As duas primeiras funções facilitam a instalação da infraestrutura porque permitem a configuração automática e dinâmica da rede, otimizando a rede para o ambiente em que está instalada e adaptando a rede sem fio para mudanças neste ambiente. A terceira função permite o melhor uso da rede direcionando os usuários a locais onde a rede esteja menos carregada. Na segunda fase, Para a segunda fase, foram realizados testes de larga escala para a validação do funcionamento da plataforma. Também foram estudados mecanismos de redundância para aumentar a confiabilidade do sistema e melhoria da segurança, como a integração com o Projeto Eduroam para acesso seguro.

 

EQUIPE

Debora Christina Muchaluat Saade - Integrante / Luiz Claudio Schara Magalhães - Coordenador / Celio Vinicius Neves de Albuquerque - Integrante / Ricardo Carrano - Integrante.

 

FINANCIADOR

rnp

Social - Facebook - Twitter - G+