Seletor de Idiomas

WMC2022 - Sessão Técnica V - Redes Elétricas Inteligentes e UFF Data Academy

Título: Enabling Digital Twin for Substation Networks
Autor: Arthur Albuquerque Zopellaro Soares

Resumo: The smart grid represents a modern power grid, where its devices are able to communicate and coordinate with each other through a modern communication network. A common way of experimenting new ideas, or validating new devices is through testbeds.
A key challenge for building such testbeds is the elevated cost of real electronic devices, such as current and potential transformers, or even intelligent electronic devices. Therefore, by using real devices, it becomes costly and roughly scalable. Another approach is emulating or simulating these devices, or parts of it, but it makes it difficult to reproduce realistic scenarios.
Digital Twin is a facilitator when it comes to creating a digital replica of a component, device or system. This replica may be used for not only researching purposes, such as validation and optimization, but also for remote monitoring in real-time.
In this work, we propose a novel framework for facilitating the creation of smart grid digital twins and further experiments for validation and optimization of substation communication networks.
We also show IEC 61850 as a key enabler for the construction and emulation of IEC 61580-enabled substation DTs.
A prototype was built and used to create a digital twin of a real testbed. An overcurrent scenario was executed on both the physical and digital twins and their results compared.

Título: UPriv-AC: um mecanismo de preservação de privacidade para medição inteligente contra empresa curiosa
Autor: Tiago Bornia de Castro

Resumo: Nas redes inteligentes, os medidores inteligentes substituem os medidores tradicionais, permitindo a comunicação quase em tempo real entre clientes e empresas. Os dados de medição servem para faturamento, monitoramento e serviços. No entanto, a interceptação desses dados por uma entidade maliciosa ou o uso indevido de dados pela empresa de energia pode expor a privacidade do cliente. As soluções na literatura para proteger a privacidade dos usuários finais discutem técnicas como agregação de dados, criptografia homomórfica e uso de pseudônimos. No entanto, eles não resolvem o problema da empresa curiosa. Neste artigo, propomos o UPriv-AC, um mecanismo de proteção de privacidade de dados de medidores com assinatura às cegas e agregação de dados. A assinatura às cegas permite um registro certificado de consumo por usuário, mas impede que a concessionária mapeie os pseudônimos certificados com seus respectivos medidores. A agregação proposta, realizada pelos medidores de forma descentralizada, protege a privacidade dos usuários de agregadores curiosos e a identificação do usuário através da interface de rede. Assim, nosso mecanismo permite um monitoramento adequado da rede, mas impede que a empresa de energia construa perfis de consumidores que possam revelar hábitos e posses dos usuários. Analisamos nossa proposta em comparação com outras da literatura. A assinatura às cegas mostrou-se mais segura e com uso de CPU 50% menor do que a criptografia parcialmente homomórfica.

Título: Um Estudo sobre a Viabilidade do Uso de Algoritmo Genético para Reconfiguração de Redes de Centro de Dados
Autora: Nathalia Cuciniello dos Santos

Resumo: Este trabalho visa o estudo da viabilidade de reconfiguração de redes de centros de dados através do uso de algoritmo genético. A ideia central do trabalho é otimizar a configuração dos caminhos múltiplos na rede de centros de dados através de algoritmo genético, encontrando offline os melhores caminhos, com baixa sobreposição, para a configuração de elementos de encaminhamento. O cálculo e configuração dos melhores caminhos ocorre na inicialização ou após a mudança da topologia da rede. Posteriormente, ocorre a seleção dos múltiplos caminhos para encaminhamento ativo dos pacotes. A seleção de caminhos é online e consiste na escolha do caminho que melhor atenda aos requisitos de um novo fluxo na rede do centro de dados. O foco do trabalho é a comparação de diferentes configurações do algoritmo genético na fase offline de configuração dos múltiplos caminhos, visando otimizar o tempo de bootstrap e aumentar o desempenho final da rede.

Título: UFF Data Academy
Autor: Cledson Oliveira de Sousa

Resumo: A Universidade Federal Fluminense e o Departamento de Engenharia de Telecomunicações através dos Laboratórios Gteccom e MídiaCom acaba de firmar uma parceria com cinco das maiores companhias globais no mercado de Telecomunicações e Computação em seus respectivos nichos: Cisco, Huawei, Oracle, Juniper e Amazon. Criando assim uma nova iniciativa de treinamento para os nossos alunos, a UFF Data Academy.
A iniciativa UFF Data Academy vem oferecendo primeiramente aos alunos de graduação tanto presencial quanto à distância, cursos gratuitos e certificações profissionais com o selo de qualidade destas quatro empresas. E futuramente pretendemos estender para toda a comunidade acadêmica.
Os cursos atravessam múltiplos temas relevantes nas áreas de Telecomunicações e Computação, desde o 5G, Inteligência Artificial e Internet das coisas, passando pelos mais tradicionais como roteamento e comutação e redes de computadores e finalmente alcançando também sistemas operacionais como o Linux e Linguagens de Programação como C, C++ e Python. Além de Java, banco de dados e PL-SQL.

Social - Facebook - Twitter - G+