Seletor de Idiomas

Top - Webmail / Login / Trac

Imagem - Destaques

slide interno 8

WMC2022 - Sessão Técnica III - Drones, IoT e Robótica Assistiva


Título: Desenvolvendo Simulações de Uso de Drones em Cidades Inteligentes
Autor: Lucas Baptista de Moraes

Resumo: Dada a dificuldade de planejamento de missões para voos de drones nas cidades, devido ao ambiente e aos recursos limitados da aeronave, torna-se necessária a utilização de tecnologias de ambiente de simulação para treinamento e preparo para missões de campo. Com isso, este trabalho tem como objetivo descrever e analisar uma metodologia de desenvolvimento de simulação de voo de drones para o planejamento de missões de campo com um cenário verossímil comparado à realidade em termos de tempo e distância. Ao utilizar os simuladores, foi possível obter um tempo médio de 97,62 de precisão nos testes do ambiente virtual em relação aos testes de campo, apresentando uma verossimilhança alta obtida através dos ajustes realizados entre o Modelo Digital de Superfície e calibração dos sistemas de coordenadas utilizado.


 

Título: Internet das Coisas Musicais: Definições, Desafios e Visões Futuras
Autor: Rômulo Augusto Vieira Costa

Resumo: A Internet das Coisas Musicais (IoMusT) é uma emergente área de pesquisa posicionada entre a Internet das Coisas, novas interfaces para expressão musical, música ubíqua, interação humano-computador, inteligência artificial e arte participativa. De um ponto de vista computacional, refere-se a uma rede de dispositivos dedicados à produção e/ou recepção de conteúdo musical (as chamadas coisas musicais). A infraestrutura da rede deve permitir comunicação multidimensional e pode ser remota ou local. Nesta apresentação, será abordada uma visão geral sobre a IoMusT, focando em seus principais aspectos, motivações, desafios e cenários de aplicação. Ao fim de tudo, uma performance pela rede será exibida para a audiência.


 

Título: EvaML e EvaSIM: Proposta de Linguagem Baseada em XML e Simulador para o Robô EVA
Autor: Marcelo Marques da Rocha

Resumo: O robô EVA (Embodied Voice Assistant) é um robô social e foi desenvolvido originalmente por pesquisadores do CICESE (Centro de Investigación Científica y de Educación Superior de Ensenada), em Baja California no México. Originalmente, o robô EVA possui uma linguagem de programação visual (VPL), que visa facilitar o desenvolvimento de interações por pessoas sem experiência em programação de computadores. Embora o uso de ferramentas gráficas torne um usuário com alguma experiência, produtivo, um usuário com habilidades avançadas no domínio da aplicação pode ter sua eficiência reduzida. Com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de sessões interativas por pessoas com conhecimento técnico em programação, mas ainda mantendo a legibilidade dos códigos dos scripts, foi proposta a EvaML, uma linguagem específica de domínio (DSL) baseada em XML para a especificação de sessões interativas usando a plataforma de robótica open source EVA. A linguagem XML tem muitas vantagens para o desenvolvimento de linguagens específicas de domínio, destacando-se: ser mais legível para não-programadores do que as linguagens de propósito geral; em uma linguagem específica de domínio baseada em XML, a gramática pode ser descrita usando uma DTD (Document Type Definition) ou XML Schema; é simples analisar a estrutura XML usando o DOM (Document Object Model). Embora o robô EVA use hardware de baixo custo e software de código aberto, nem sempre é prático ter um robô físico à mão, principalmente durante o projeto iterativo de terapias. Portanto, é difícil testar uma sessão de terapia robótica sem o robô físico montado com todos os seus componentes de hardware e também é difícil treinar pessoas (técnicos ou pesquisadores/entusiastas de IHR), ensinando-os a programar um aplicativo ou sessão de terapia interativa usando a ferramenta de programação do robô. Com base nestas motivações, foi desenvolvido um software que simula o robô EVA, chamado de EvaSIM. O simulador é uma ferramenta que permite testar um script desenvolvido para o robô EVA, seja na VPL ou em EvaML.

Social - Facebook - Twitter - G+