Seletor de Idiomas

Top - Webmail / Login / Trac

Imagem - III Workshop

wmc2018 1

Computação e Engenharia Aplicada à Saúde

Classificação de Padrões de Sinais Eletromiográficos para Controle de Servomecanismos - Guilherme Henrique Apóstolo

 

Resumo:

Os objetivos deste trabalho eram identificar oportunidades para a aplicação de algoritmos de aprendizado de máquina e analisar as vantagens que os algoritmos de classificação podem trazer para projetos de braços robótico e próteses superiores. Este artigo descreve a aplicação do algoritmo de classificação supervisionada para interpretação e processamento de sinais eletromiográficos para o acionamento de um braço robótico. O braço conta com sensores eletromiográficos, servomotores, microcontrolador baseado em Arduino e peças do braço impressas em uma impressora 3D. Através de uma rotina de movimentos, foi possível obter um conjunto de dados, entradas utilizadas pelo atual sistema e a resposta desejada, e assim realizar o treinamento e testes dos algoritmos de aprendizado, máquina de vetor suporte e perceptron de múltiplas camadas.

 

Efeitos Sensoriais em Jogos Cognitivos para Idosos: Jogo do Stroop – Gustavo Lopes de Paula

 

Resumo:

Os jogos eletrônicos participam cada vez mais da realidade brasileira. Isso tem agregado uma grande relevância às pesquisas no tópico de gamificação, que consiste em estudar os benefícios do uso de jogos em áreas como a saúde, entre outras. Melhorias na capacidade de memorizar e na velocidade de raciocínio são resultados obtidos nessas pesquisas. Torna-se, portanto, importante estudar, dentro do contexto do tema, quais são os resultados quando o público alvo são os idosos, os quais podem enfrentar perdas cognitivas ao decorrer da vida. Além disso, outra vertente de pesquisas estuda aplicações multimídia com múltiplos efeitos sensoriais, também chamadas de mulsemídia. Entre estudos já realizados a respeito dessas aplicações, mostrou-se que em testes cognitivos nos quais são explorados múltiplos domínios cognitivos, são apresentados maiores benefícios em detrimento daqueles unimodais. Assim, ocorre potencialmente a prevenção de doenças como a demência. Este trabalho propõe o Jogo de Stroop para verificar como o uso de jogos cognitivos com efeitos sensoriais impacta na saúde do idoso. Baseado no teste que busca visualizar o efeito Stroop, o Jogo de Stroop é feito em NCLua para o middleware de TV digital brasileira Ginga.

 

Card.IO Uma Ferramenta de Suporte ao Tratamento da Insuficiência Cardíaca – José Paulo de Mello Gomes

 

Resumo:

Atualmente, a insuficiência cardíaca (IC) é a segunda doença cardiovascular mais diagnosticada no Brasil, gerando gastos acima dos 14 bilhões de reais aos cofres públicos. Além disso, a falta da estrutura ideal para atendimento aos pacientes faz com que o sistema de saúde pública se sobrecarregue, impossibilitando um acompanhamento mais próximo dos pacientes. CARD.IO é uma ferramenta para a plataforma mobile Android que tem por função melhorar a aderência ao tratamento da IC, utilizando recursos amplamente difundidos, buscando uma melhora na qualidade e expectativa de vida de pacientes atingidos pela doença.

 

Modelo de diagnóstico auxiliado por computador para pneumonia e enfisema pulmonar baseado em imagens de tomografia computadorizada – Larissa Martins dos Santos Blanco

 

Resumo:

O diagnóstico de pneumonia e enfisema pulmonar pode ser caracterizado pela análise das regiões hipo e hiperaeradas visualizadas através da tomografia computadorizada do tórax. Esse trabalho propõe um modelo de diagnóstico auxiliado por computador para estas doenças. O modelo inclui a segmentação do pulmão através do algoritmo de crescimento de região, e a análise das suas áreas hipo, hiper, normo e não aeradas. Através da ferramenta Weka, foram comparados os desempenhos de vários modelos de classificação utilizando acurácia e área da curva ROC. Os resultados foram promissores na aplicação de classificadores baseados em árvore de decisão.

Social - Facebook - Twitter - G+