Seletor de Idiomas

Top - Webmail / Login / Trac

Imagem - III Workshop

wmc2018 1

Redes Corporais sem Fio

Protocolo de Roteamento com Eficiência Térmica, Energética e Qualidade na Comunicação para WBANs– Vinicius Corrêa

Resumo:

Pesquisas sobre roteamento em redes de sensores corporais, implantados ou ao redor do corpo, como as Wireless Body Area Networks (WBANs), ganharam grande interesse nos últimos anos. Nesta proposta, apresentamos o esboço de um algoritmo de roteamento com eficiência energética, térmica e qualidade na comunicação. Nesta proposta, a temperatura de um nó, o nível de energia e a qualidade dos links para os nós vizinhos são considerados para o cálculo da função de custo do roteamento. Além disso, princípios como a validação do datapath utilizando o tráfego de dados, que rapidamente descobre e corrige as inconsistências de roteamento, e o envio de pacotes de controle de adaptativa, que reduz a latência do reparo nas rotas e envia menos pacotes de controle, são considerados.

Proposta de Extensão do Protocolo de Roteamento AODV para WBANs – Egberto Caballero

Resumo:

Motivados pelos variados benefícios que oferecem as redes sem fio de área corporal (WBAN) na área de cuidados de saúde; na última década foram feitos um número considerável de trabalhos para o desenvolvimento das WBAN. Embora já exista o padrão 802.15.6 da IEEE, onde se definem as funcionalidades e características da camada física (PHY) e de Controle de Acesso ao Meio (MAC); ainda existem desafios a enfrentar. Características de WBAN como baixas potencias de transmissão para evitar o aquecimento dos tecidos e poupar energia, unido aos movimentos do corpo humano, criam um cenário onde pode acontecer perdas dos enlaces e mudanças temporais na topologia da rede, resultando a partição topológica um desafio importante em WBAN, ao igual que a eficiência energética e aquecimento dos nós. Neste trabalho se apresenta uma extensão do protocolo AODV, na qual se consideram métricas de qualidade no roteamento, para enfrentar esses desafios de WBAN.

Simulação de Aplicações Médicas em Redes Corporais sem Fio – Robson Araújo Lima

 

Resumo:

Uma WBAN é formado por dispositivos inteligentes anexados à pele ou implantados no corpo que são capazes de trocar dados através de uma rede sem fio. O Castalia é um simulador de redes de sensores sem fio, livre e de código aberto, desenvolvido para que os usuários testem seus próprios algoritmos e protocolos. Cada sensor é representado por um nó genérico, que executa funções de transmissão e recepção de dados. O objetivo deste trabalho, portanto, é propor uma camada de aplicações médicas para o simulador Castalia, que simulará o dispositivo médico (sensor ou atuador), como por exemplo, termômetro, monitor de pressão sanguínea, medidor de glicose e etc. Todas as extensões serão desenvolvidas de acordo com a padronização de comunicação de dispositivos de saúde pessoal definidos pela ISO/IEEE 11073.

 

Social - Facebook - Twitter - G+