Seletor de Idiomas

Imagem - III Workshop

wmc2018 1

Smart Grids e Eficiência Energética

Gerenciamento de Função de Veículos Elétricos para Geração Distribuída de Energia - Arthur Albuquerque Zopellaro Soares

Resumo:

A rede elétrica inteligente (smart grid - SG) consiste da rede elétrica em união com uma rede de comunicação, permitindo assim a supervisão e o controle dos dispositivos da rede elétrica. O impacto dos veículos elétricos (VE) na SG é uma preocupação frequente devido sua alta demanda e intermitência no consumo/geração de energia em grande escala, motivando assim a utilização de um sistema que possa perceber a mudança da característica da rede elétrica e atuar automaticamente conforme a necessidade para redução do preço pago pela energia, além da melhora da estabilidade da rede elétrica. Por tanto, o objetivo deste trabalho é propor um sistema para gerência automática da função do VE, recarga ou geração, a partir de uma visão global da rede elétrica através de um sistema de supervisão.

O Consumo Energético dos Retransmissores em Comunicações D2D – Joelias Silva Pinto Júnior

Resumo:

Espera-se que a 5G, a próxima geração de telefonia móvel, tenha em seu padrão a tecnologia de Comunicação de Dispositivo-a-Dispositivo (D2D). Nesse contexto, Equipamentos de Usuários (UEs) atuam como retransmissores. Essa capacidade de retransmissão demandará dos UEs um maior consumo energético. Para provar este aumento estão sendo realizadas simulações com o Simulador SimuLTE em cenários, contextos e configurações diferentes. Os dados destas simulações servirão para formar uma base de dados de consumo energético. Com estes, será possível definir critérios e métricas para escolha dos retransmissores, de modo a otimizar o consumo de energia no panorama da rede, de células da rede ou de nós específicos. Com os resultados das simulações será possível estabelecer como a capacidade energética de um nó e seu perfil de consumo em uma rede se tornam critérios determinantes para que um UE possa ser escolhido ou não como retransmissor. Além disso, operadoras de telefonia poderão usar estas informações para estabelecer formas de recompensa aos usuários retransmissores, bem como usuários poderão analisar os dados para decidir sobre sua viabilidade em participar de tal ação.

Social - Facebook - Twitter - G+