Seletor de Idiomas

Top - Webmail / Login / Trac

Imagem - III Workshop

wmc2018 1

Blockchain, Rádios Cognitivos e Redes sem Fio Avançadas

Uma avaliação de desempenho de cadeia de blocos privadas permissionadas através de cargas de trabalho realísticas  - Marcela Tuler De Oliveira

 

Resumo:
Resumo: As cadeias de blocos vêm sendo utilizadas para agregar segurança a aplicações privadas em diversas áreas do conhecimento. Esta diversidade resulta no desenvolvimento de múltiplas plataformas para atender às especificidades de cada aplicação. Assim, um desafio fundamental é assegurar que essas plataformas proveem segurança, controle de permissionamento e alto desempenho às aplicações de cadeias de blocos. Este artigo avalia duas plataformas de desenvolvimento de cadeia de blocos Parity e Multichain, que oferecem flexibilidade de configuração e de permissionamento. A avaliação consiste na comparação compreensiva entre as plataformas, analisando a vazão das transações, aceitação de blocos e a latência de acesso à cadeia. Para tanto, utiliza-se uma topologia de rede par a par privada permissionada de cadeia de blocos, na qual são aplicadas cargas de trabalho realísticas. As cargas de trabalho são geradas aleatoriamente, seguindo a distribuição de probabilidades da chegada de transações na cadeia de blocos do Bitcoin. Os resultados mostram que cada plataforma se destaca em critérios específicos. As decisões de projeto de cada plataforma resultam em restrições de funcionalidades que devem ser tratadas por desenvolvedores para a criação de cadeias mais seguras e eficientes.

 

Algoritmo de Detecção de Energia Utilizando o Conceito de Rádio Cognitivo (CR) – Gabriel Bach Amaral Orofino e Ruan Ferreira Hanthequeste

 

Resumo:
O rádio definido por software (SDR) vem permitindo aos engenheiros a possibilidade de implementação de operações em software que antigamente só eram possíveis de serem realizadas a nível de hardware. Com o continuo aumento da capacidade de processamento dos computadores os novos rádios chamados de rádios SDR é possível modificar em tempo real os paramentos de operação, ou utilizar dispositivos comerciais para outros propósitos além daqueles estabelecidos na sua concepção. O presente trabalho tem como objetivo a caracterização de um dispositivo comercial utilizado para recepção de sinal digital de televisão (RTLSDR - Dongle R820T2), com sua calibração e posteriori sensoriamento de canal numa determinada faixa de frequência com uma maior exatidão.

 

Estudo de Técnicas de Inteligência Artificial Aplicadas às Redes Sem Fio Densas – Bruna Toledo Guedes

 

Resumo:
A densidade das redes sem fio, i.e, o grau de concentração de dispositivos sem fio em uma determinada área, vem crescendo há décadas. Com o avanço da Internet das Coisas (IoT), esta tendência deverá permanecer. Juntamente com a atual escassez de espectro e a crescente demanda por capacidade, a perspectiva de redes sem fio densas apresenta vários desafios de pesquisa. Neste trabalho, esses desafios são tratados no contexto da área de Inteligência Artificial, que pode fornecer ferramentas inestimáveis. Em particular, está sendo estudado o mecanismo Restricted Access Window (RAW), encontrado na recente emenda IEEE 802.11ah. Com base em resultados preliminares de simulações, mostramos como o conhecido método de clusterização K-means pode ser usado para melhorar consideravelmente o desempenho desse mecanismo.

Social - Facebook - Twitter - G+