Seletor de Idiomas

Top - Webmail / Login / Trac

Sessão Técnica 3: Sistemas Multimídia e Redes Definidas


P9: Uma proposta para Streaming Adaptável sobre HTTP

por Paulo Lacerda

Resumo: A utilização do protocolo HTTP para distribuição de conteúdo de vídeo na Internet é a abordagem escolhida pelos grandes provedores de conteúdo como YouTube e Netflix, as principais motivações desta escolha são a facilidade de trafegar este protocolo pela rede e a possibilidade de aproveitar recursos de infraestrutura já desenvolvidos como servidores HTTP e CDNs. Considerando a heterogeneidade na infraestrutura de rede e dispositivos utilizados para consumo do conteúdo, é comum o uso de técnicas de streaming adaptável buscando otimizar a qualidade de experiência para o usuário, provendo a melhor qualidade possível para cada usuário do serviço dado suas restrições de rede e processamento. Atualmente há iniciativas com o objetivo de padronizar a maneira de realizar o streaming adaptável, como as especificações HLS e DASH, sendo a primeira desenvolvida pela Apple e recentemente publicada como Draft no IETF, enquanto que a segunda é um padrão estabelecido pelo grupo MPEG. Estas especificações definem como descrever o conteúdo, incluindo os codecs utilizados e as qualidades disponíveis, porém a estratégia utilizada na adaptação fica sob a responsabilidade do receptor (player). Este trabalho tem como objetivo estudar técnicas de adaptação de streaming sobre HTTP e propor melhorias que proporcionem uma melhor qualidade de experiência para o consumidor.


P10: Modeling Sensorial Effects in Multimedia Applications

por Fábio Barreto

Resumo: Multimedia applications are usually composed by audiovisual content. Multiple sensorial media (mulsemedia) applications consider the use of sensorial effects that can stimulate touch, smell and taste, in addition to hearing and sight. Traditional multimedia conceptual models, and consequently multimedia authoring declarative languages, which are used for representing multimedia applications, do not support the definition of multiple sensorial effects. This work proposes a new approach for modeling sensorial effects, enabling multimedia applications to synchronize them to audiovisual content. As a use case, this work presents an extension of the Nested Context Model (NCM) using the proposed modeling approach and discusses the implementation of a mulsemedia application using the extended NCM model.


P11: Formatação de documentos multimídia com múltiplos efeitos sensoriais

por Marina Ivanov Pereira Josué

Resumo: A incorporação de efeitos sensoriais em aplicações multimídia tem sido estudada em diferentes trabalhos com o objetivo de prover uma maior imersão do usuário na informação que está sendo apresentada. Nessas aplicações, denominadas aplicações mulsemídia, o autor pode sincronizar diferentes efeitos sensoriais com o conteúdo audiovisual. A sincronização desses elementos deve ser preservada para garantir a reprodução de uma aplicação com qualidade. Em sistemas multimídia tradicionais, o controle da sincronização do conteúdo audiovisual é realizado por um componente denominado formatador. Neste contexto, este trabalho apresenta requisitos de um formatador que dá suporte à reprodução de aplicações multimídia com múltiplos efeitos sensoriais, e é responsável por coordenar tanto a sincronização entre objetos de mídia, quanto as relações de sincronismo entre mídia e efeito sensorial e entre dois ou mais efeitos sensoriais. Além disso, a arquitetura do formatador é apresentada, ilustrando os elementos que a compõem. Estes elementos desempenham funções como o controle da reprodução de aplicações mulsemídia, controle da interação da aplicação com informações obtidas por sensores, e acionamento de dispositivos atuadores, a partir de eventos definidos pela aplicação.


P12: Estudo e avaliação do comportamento de ambientes baseados em OpenFlow através da análise comparativa de desempenho dos cenários apreciados

por Rodrigo Alves

Resumo:A escolha de um ambiente de experimentação para Redes Definidas por Software (Software Defined Networking - SDN) adequado ao tipo de experimento é um desafio frequente para pesquisadores devido à gama de possibilidades existentes, peculiaridades de cada ambiente e orçamento restrito para compra de equipamentos. O objetivo deste estudo é analisar os diferentes ambientes de experimentação sob a ótica das soluções existente de switch OpenFlow, considerando questões como desempenho e custos. É avaliado vários parâmetros de desempenho em ambientes com configurações semelhantes de rede, mas implementações do switch OpenFlow, controlador e clientes diversas. Características do protocolo OpenFlow são avaliadas. A proposta do estudo não é afirmar qual a melhor solução, mas sim prover insumos para a escolha do ambiente que melhor se adapte às necessidades da pesquisa, considerando desempenho, controlabilidade e custos. Ambientes emulados, plataformas privadas e públicas são foco destas avaliações.

Social - Facebook - Twitter - G+