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Sessão Técnica 1: Redes sem Fio e Segurança


P1: The Stalker Attack in Block Chains

por Emanuel Ferreira Jesus

Resumo: Uma das principais garantias de segurança da Blockchain é que, para que um atacante possa bloquear e reverter as transações, ele precisa ter mais poder de computacional que o resto da rede. A razão para isso é que a Blockchain cria uma espécie de "cadeia de blocos", onde um nó adiciona um novo bloco em cima do bloco anterior a intervalos de tempo pré-definido. Para reverter uma transação ou anular um bloco, um atacante precisa gerar um "fork", uma bifurcação na cadeia, a partir do qual o atacante inicia uma corrida computacional contra todos os outros mineradores. Eyal introduziu um ataque chamado de "Selfish-Mining", onde o atacante trabalha secretamente em uma cadeia com o objetivo de bloquear o maior número possível de blocos da rede, de forma indiscriminada. O trabalho que será apresentado é uma variação deste ataque, onde o atacante busca impedir que um nó específico publique seus blocos.


P2: FairAccess: Um framework para controle de acesso a recursos baseado em Block Chains
por Gabriel Reis Carrara

Resumo: O FairAcess é um framework que permite aos seus usuários terem controle sobre quem acessa seus recursos, recursos esses que podem ser dados, arquivos ou serviços. Ele se baseia na segurança descentralizada da tecnologia Blockchain do Bitcoin para fornecer privacidade para seus usuários através de pseudônimos criados pela rede permitindo assim controle de acesso total e descentralizados sobre seus recursos. O FairAcess utiliza transações customizadas do Bitcoin para delegar, permitir e revogar o acesso aos recursos de seus usuários, transações essas que após salvas na cadeia não podem ser apagadas servindo assim de livro razão para eventuais consultas.


P3: Redução da Variabilidade das Métricas de Roteamento para Redes em Malha sem Fio

por Bruno dos Santos Silva

Resumo:Redes em malha sem fio são redes sem fio de múltiplos saltos, de implantação simples e de baixo custo. Essas redes são úteis em situações em que há pouca ou nenhuma infraestrutura disponível e redes de comunicação são necessárias. Um dos desafios que limitam seu desempenho é a variabilidade das métricas de roteamento que causa constantes mudanças em escolha de rotas. A oscilação na escolha de rotas faz com que caminhos subótimos sejam utilizados, podendo resultar em outros efeitos indesejados como loops de roteamento. Para enfrentar esse desafio, este trabalho propõe um método diferente para estimar a probabilidade de entrega de quadros de um enlace, que se baseia no conceito de teste de hipóteses estatístico, e mantém uma estimativa fixa para uma probabilidade de entrega de quadros até que o comportamento do enlace no passado recente desvie significativamente do esperado.


P4: Sistema de Localização em Tempo Real do BusUFF baseado em Wi-Fi

por Jéssica Thiengo Santana e Glauco Vinicius Ribeiro Quintino

Resumo:O BusUFF é um sistema de ônibus gratuito utilizado pela comunidade acadêmica da Universidade para locomoção entre os vários campi. Em especial, muitos alunos utilizam o BusUFF para ir de um campus a outro. Entretanto, o sistema não dispõe atualmente de mecanismos de localização dos veículos em tempo real ou de estimativa de tempo para a chegada do próximo ônibus em cada um dos pontos. Nesta apresentação, será descrito o projeto de um sistema de localização em tempo real de baixo custo para os veículos da frota do BusUFF. Esse sistema se utiliza da própria infraestrutura de rede sem fio da Universidade para detectar os instantes de chegada dos ônibus a cada um dos pontos. Com base nisso e em bases de dados colaborativas de informações sobre o trânsito, o sistema será capaz de prever com maior precisão os instantes de chegada dos veículos nos pontos posteriores, além de prover uma estimativa da localização atual de cada ônibus a qualquer momento. No estágio final de desenvolvimento do protótipo, pretende-se disponibilizar essas estimativas através de uma interface web ou aplicatvo que possam ser consultados de maneira simples pelos usuários do BusUFF, potencializando o aproveitamento desse importante serviço da Universidade.

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