RUMMIKUB

O jogo Rummikub foi criado no início dos anos 30 pelo inventor de jogos Israelense Ephraim Hertzano. Posteriormente o jogo foi exportado por Hertzano para a Europa Ocidental e América.
No Livro Oficial do Rummikub de Hertzano, publicado em 1978, ele descreve três jogos diferentes: Americano, Sabra e internacional. As regras abaixo são usadas pelo Sabra, porém, existem variações dessas regras.
O Rummikub de tabuleiro é composto por 106 peças, das quais 104 são numeros e 2 coringas. As peças numéricas são numeradas de um a treze, em quatro cores (preto, amarelo, azul e vermelho). Cada combinação de cor e numero é representada duas vezes. Participam de 2 a 4 jogadores.
No início, as peças são colocadas viradas para baixo e embaralhadas, então cada jogador retira uma peça aquele que tirar a maior começará jogando, seguindo em sentido horário. Logo após, cada jogador retira suas 14 peças e o jogo começa.
Na sua primeira jogada, o jogador deve baixar no mínimo 30 pontos. Os pontos são tirados do valor de cada peça baixada, com o coringa assumindo o valor da peça que representa. Nessa jogada inicial, o jogador não pode ser utilizar de um jogo já criado por outro jogador. Se um jogador não for capaz de fazer a jogada inicial, ele deve comprar uma peça e passar a vez para o próximo jogador.
Após a jogada inicial, o jogador deve, em cara rodada, baixar pelo menos uma peça de seu rack criando grupos ou sequências. Caso não consiga, ele deve comprar três peças.
Grupos são compostos de peças de mesmo numero e cores diferentes. As sequências devem ser compostas de peças de mesma cor.

Texto baseado em informações encontradas nos sites Wikipedia.org e Rummikub.com