WFA

19º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde

CFP – Workshop de Ferramentas e Aplicações (WFA) 2019

 

Apresentação e objetivos

O Workshop de Ferramentas e Aplicações (WFA) é um fórum de encontro de desenvolvedores e pesquisadores interessados na arquitetura, implementação e avaliação de sistemas e ferramentas que contribuem com o avanço do conhecimento da área de Computação Aplicada à Saúde. O encontro promoverá a demonstração de sistemas e ferramentas, seu processo de desenvolvimento, além de resultados obtidos com seu uso.

A edição 2019 do WFA será realizada Niterói (RJ) como uma das trilhas do XIX Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (http://www.sbc.org.br/sbcas2019/).

 

Tópicos de interesse

Todos os trabalhos que apresentem sistemas e ferramentas que possam contribuir com o avanço do conhecimento na Computação Aplicada à Saúde são de interesse do Workshop de Ferramentas e Aplicações do SBCAS. De forma geral, os tópicos de interesse são, inicialmente, os mesmos da trilha principal do SBCAS 2019.

 

Datas importantes

– submissões: 20 de março de 2019 (prazo final)

– notificação: 12 de abril de 2019

– versão final: 19 de abril de 2019

 

Requisitos da ferramenta

O Workshop de Ferramentas e Aplicações foca em resultados experimentais e sistemas/ferramentas funcionais disponíveis para uso. Embora sejam aceitos trabalhos em andamento, deve ser possível que os mesmos sejam demonstrados e estejam disponíveis em uma URL junto com sua documentação e vídeo com instruções para instalação da ferramenta, já no momento da submissão do artigo.

Todas as ferramentas aceitas deverão ser demonstradas em stands e também apresentadas no formato convencional de sessões técnicas do WFA.

 

Instruções aos autores

As ferramentas deverão ser apresentadas em um artigo que deverá ser submetido exclusivamente de forma eletrônica, por meio do sistema JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=3241). Os artigos podem ser escritos em português ou inglês e submetidos somente no formato PDF. Cada artigo está limitado a 6 páginas, incluindo resumo (e abstract, para artigos em português), figuras, diagramas, referências e anexos. Os trabalhos devem ser formatados seguindo o modelo de artigos da SBC (http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/category/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros).

O artigo deve conter as seguintes informações:

  • Descrição e motivação do problema tratado pela ferramenta;
  • Arquitetura da solução e descrição das principais funcionalidades;
  • URL com um vídeo explicando a instalação e as funcionalidades da ferramenta;
  • Descrição da demonstração planejada para o SBCAS (Observação: os autores selecionados devem trazer os equipamentos necessários para demonstração. Haverá espaço disponível para a demo com mesa, ponto de energia e rede wifi).

Estas informações são indispensáveis para a avaliação dos trabalhos. O vídeo é obrigatório, seu intuito é auxiliar os revisores e os leitores que por algum motivo tenham dificuldade na instalação e/ou uso da ferramenta. Recomenda-se utilizar algum site gratuito para upload de vídeos como o youtube ou o vimeo.

 

Avaliação

O processo de avaliação levará em conta a qualidade, relevância e inovação dos resultados práticos, sua documentação, o vídeo explicativo, o artigo submetido e a demonstração proposta para o Workshop de Ferramentas e Aplicações 2019.

Dentre as ferramentas e aplicações aceitas, um comitê específico escolherá a melhor a ser premiada.

 

Formato

Nesta edição o Workshop de Ferramentas e Aplicações será composto de demonstrações de ferramentas e talks com apresentações das demos (5 minutos para cada trabalho). A programação das apresentações e demos será divulgada posteriormente.

 

Comitê de programa

Em elaboração.

 

Organização

Rodrigo Rafael Villarreal Goulart (Universidade Feevale)

wfa.sbcas@gmail.com

Flávio Seixas (Universidade Federal Fluminense)

fseixas@midiacom.uff.br

EnglishPortuguese