Chamada de trabalhos

19º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde

Formato de Submissão de Artigos

O SBCAS 2019 abrirá chamada de trabalhos para:

Trilha principal

Submissão de artigos completos e curtos (apresentados em sessões técnicas e publicados nos anais)

Trilha de minicursos

Submissão de propostas de minicursos (apresentados em minicursos e publicados como capítulo de livro de minicursos)

Workshop de Ferramentas e Aplicações

Submissão de ferramentas e aplicações (apresentadas na sessão de demos e publicadas nos anais)

Concurso de teses e dissertações

Apresentadas no CTD, resumos publicados nos anais e premiados no evento

Workshop de trabalhos de iniciação científica

Apresentados no CTIC e publicados nos anais

Desafios em Saúde Digital

Apresentados no Painel Desafios em Saúde Digital, publicados nos anais e trabalhados como temas do hackathon

Informações importantes

Deve ser utilizado o formato para submissão de artigos definido pela SBC – Sociedade Brasileira de Computação. Todos os artigos devem estar no formato PDF e poderão ser submetidos em português ou inglês. A submissão dos trabalhos será exclusivamente eletrônica através do Sistema JEMS.

Os artigos completos devem abordar trabalhos concluídos sobre pesquisas realizadas em um dos tópicos de interesse ou em outros tópicos relacionados a aplicações computacionais nas áreas da saúde. Estes trabalhos devem ter no máximo 12 páginas.

Os artigos curtos podem abordar trabalhos em andamento, mas com ideias relevantes a serem discutidas e resultados preliminares. Estes trabalhos têm um limite de até 6 páginas.

Os artigos sobre ferramentas e aplicações devem ter no máximo 6 páginas e devem descrever soluções computacionais aplicadas à saúde.

Os trabalhos de iniciação científica devem ter no máximo 6 páginas e podem abordar trabalhos concluídos ou em andamento realizados por alunos de iniciação científica.

Os artigos completos e curtos, artigos sobre ferramentas e aplicações e trabalhos de iniciação científica submetidos devem ser anônimos, não contendo nomes, endereços ou outras informações que possam identificar seus autores.

Os artigos submetidos ao Concurso de Teses e Dissertações devem ser de no máximo 6 páginas, apresentando de forma resumida os resultados obtidos em teses e dissertações concluídas, defendidas e aprovadas no período de 1 de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2018. O SBCAS premiará as três melhores teses e as três melhores dissertações.

As propostas de minicursos devem ter no máximo de 6 páginas. Caso a proposta seja aceita, os autores deverão produzir um capítulo para publicação no livro “Minicursos SBCAS 2019”. O capítulo deverá ser redigido em português ou inglês e conter entre 40 e 50 páginas, seguindo o formato de capítulo de livro da SBC.

Os artigos sobre Grandes Desafios em Saúde devem ser submetidos necessariamente por autores da área de saúde e devem ter no máximo de 6 páginas. Eles devem abordar problemas da área de saúde que poderiam ser resolvidos ou minimizados por soluções computacionais. O texto deve apresentar o problema da área de saúde e indicar o público alvo que utilizaria a solução computacional, por exemplo, médico, profissional de saúde, clínicas, laboratórios, cuidador, paciente, familiar, etc. Os desafios aceitos podem ser utilizados para o desenvolvimento de soluções do hackathon do SBCAS 2019.

Calendário de Submissão de Artigos

Trilha de Minicursos

– submissões da proposta de minicurso:

11 janeiro de 2019

– notificação da proposta de minicurso:

15 de fevereiro de 2019

– versão final do capítulo de livro de minicurso:

19 de abril de 2019

Trilha principal

(artigos completos e artigos curtos)

– submissões:

25 de fevereiro de 2019

– notificação:

18 de abril de 2019

– versão final:

25 de abril de 2019

Demais 4 trilhas

(Ferramentas e aplicações, Trabalhos de iniciação científica, Concurso de teses e dissertações, Desafios em Saúde Digital)

– submissões:

20 março de 2019 (prazo final) 

– notificação:

12 de abril de 2019

– versão final:

19 de abril de 2019

EnglishPortuguese